Sobre nós 

 

Espadanedo é uma freguesia portuguesa do concelho de Macedo de Cavaleiros, com 17,90 km² de área e 194 habitantes (2001). Densidade: 10,8 hab/km².

 

 

 

Eleitos

 

Presidente: David da Silva Martins


Secretário: José Manuel da Cova Veiga 


Tesoureiro: Natália da Graça da Costa Carrazedo

 

 

 


 

Festas e Romarias :
Divino Senhor 2º Sabado de Agosto

Nª Srª dos Caminhos  -  Agosto


História

 

A antiga freguesia de S. Miguel de Espadanedo e Valongo pertenceu ao antigo concelho de Torre D. Chama, extinto a 24 de Outubro de 1855, em 1839 aparece agregada à comarca de Bragança e em 1852 à de Mirandela. Passa a pertencer definitivamente ao concelho de Macedo de Cavaleiros em 1862.

 

Espadanedo é uma característica “aldeia da Serra” com histórias e lendas que ainda se vislumbram nos velhos umbrais e janelas das casas. À freguesia pertencem as localidades de Bousende e Valongo.

 

Destaca-se no seu património a Igreja Matriz e a Capela de Nossa Senhora do Caminho. Em Bousende encontramos um moinho comunitário movido a água e uma fonte de mergulho, para além de toda a aldeia conservar um inconfundível carácter antigo e com cantarias nas casas que fazem do seu conjunto um motivo de visita.

 

Na Serra de Penha Mourisca, a nordeste de Bousende, foram encontrados vários achados arqueológicos de superfície, nomeadamente cerâmica comum, assim como vestígios de panos de muralha.

 

Na localidade de Valongo há a referir a sua capela, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, e o pitoresco do sítio, com uma fonte de água abundante e alguns apontamentos de pedra a surpreender-nos sobre uma porta ou uma janela.