Daniel Reis


Entrevista com o actual presidente da junta de freguesia de Espadanedo, o srº Daniel Reis

Esta entrevista vai ser dividida em 3 partes, uma primeira mais pessoal, na segunda parte como presidente da junta e por fim apenas como cidadão.
Responsável pelo site:
Daniel Parente Reis, natural de Espadanedo, actualmente residente em Mirandela.
Estado civil?
Daniel Reis: União de facto
Tem Filhos? Uma menina fantástica.
Ocupações/ trabalho? Presidente de Junta, Professor e Empresário do ramo automóvel.
Passatempo preferido? Viajar.
Duas coisas que goste e duas coisas que não goste refiro-me a nível pessoal?
 Não gosto de pessoas hipócritas, isto é, pessoas que falam nas costas. Não gosto de me levantar cedo, nem de me deitar cedo. Não gosto do Inverno. Por outro lado, gosto da Primavera e do Verão. Gosto de pessoas honestas e frontais.
Na frente da junta de freguesia de Espadanedo desde Outubro de 2002, há aproximadamente 10 anos que equivale a 2 mandatos e meio. Das obras realizadas destacam-se: o parque de merendas, o polidesportivo, o largo da festa, o saneamento, mas também se realizou outras obras de real importância, como melhoramentos de ruas a contribuição para a casa mortuária, agora o adro da igreja, entre outras… Diga-me como tem sido ser presidente de Espadanedo?
 Tem sido muito difícil, mas também gratificante. Difícil porque a maioria das pessoas só pensam nelas e não querem saber do " bem comum", a visão da maioria é muito limitada. Gratificante porque é bom ver todos os dias Espadanedo a crescer e a melhorar. Espadanedo é hoje uma localidade muito diferente, é, sem dúvida, uma das aldeias mais bonitas do concelho.
De todos os projectos já realizados qual foi o que mais lhe deu satisfação? e porque ?
O polidesportivo porque tenho uma grande paixão pelo futebol em particular e pelo desporto em geral.
E qual foi o mais difícil de executar?
Penso que o mais difícil foi a colocação dos contadores de água, pois algumas pessoas resistiram à mudança.
Deixou algumas promessas por cumprir, ou que tencione ainda cumprir? Lembro-me a questão da internet!
A internet foi uma promessa cumprida, existem 3 antenas na aldeia (café, escola e casa do padre esta última ainda não está activa), a questão é que o material tem dado alguns problemas e é frequente não haver retransmissão.
Uma das questões que aparentemente o deixam mais preocupado tem a ver com as reservas de água ou a falta dela, numa altura em que a seca é cada vez mais evidente e preocupante o que tem feito para garantir que este precioso bem continue a chegar as torneiras dos habitantes da freguesia?
 Pouco podemos fazer contra a "mãe natureza", não posso mandar chover. Porém ainda não tivemos falta de água este ano. Quando acontecer, teremos de tirar a contagem dos contadores de água e, se necessário, aumentar o preço da mesma, para levar as pessoas a poupar. Em último recurso temos de recorrer ao abastecimento dos bombeiros.
Em Dezembro de 2010 surge a aldeia natal, dê-nos de uma maneira geral um balanço do que foi esta experiencia, correu como perspectivara, quais as vantagens que pode trazer para a freguesia?
Correu bem, é para continuar em 2012. Divulgar a nossa terra é um feito tão importante como construir/ fazer uma obra em betão.
É uma experiencia a repetir? Neste mesmo formato ou terá novidades?
é para repetir num formato melhorado, porém o segredo é a alma do negócio.
Faltam aproximadamente 3 meses para se ficar a conhecer como vão funcionar as novas “juntas de freguesia” que garantias tem os seus eleitores que lhe deram a maioria absoluta de que os seus direitos e serviços vão continuar a ser garantidos?
Não tenho essa respostas, nem certezas, no entanto, penso que a Freguesia de Espadanedo, tal como a conhecemos hoje, continuará. O mesmo poderá não acontecer com Freguesias vizinhas como Soutelo Mourisco ou Edroso, pois possuem menos de 150 habitantes.
Para terminar Sr. Presidente sugiro-lhe que deixe uma mensagem, mas vou sugerir-lhe que o faça não como presidente, mas sim como comum cidadão. Deixe uma mensagem aos seus conterrâneos, a todos os visitantes do site, enfim aos amigos de Espadanedo, que perspectivas para o futuro?
Sou um homem optimista e acredito que com a ajuda de todos o mundo será melhor no futuro. Temos hoje um desafio pela frente chamado "crise", mas o povo português já deu provas que consegue superar tudo, com maior ou menor esforço.
 
Da minha parte tenho a agradecer-lhe pelo seu tempo e atenção que disponibilizou para esta pequena entrevista muito obrigado.